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Confira nossos PARCEIROS e os CONVÊNIOS aceitos pela LABPAT.

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PERGUNTAS FREQUENTES

Para a realização do atendimento você precisa de um documento oficial com foto (ex: RG, CNH), Carteira do Convênio e a solicitação médica.

Não há necessidade de marcação, para a realização do atendimento basta dirigir-se ao LabPat com documentos necessários e a amostra.
Não. A maioria é preferencialmente fixada em álcool, mas existem outros fixadores ou podem ficar ao ar livre, chamado de citologia a seco.

Sim. Os resultados podem ser retirados por terceiros, porém é necessário a apresentação do protocolo de resultado, acompanhado do documento oficial com foto do paciente e documento oficial com foto do terceiro.

O prazo normal é de 7 (sete) dias úteis, contudo em casos que requeiram aplicações de técnicas adicionais este prazo poderá ser estendido.
Não há um prazo pré-estabelecido, pode ficar semanas. O ideal é que não ultrapasse 48 horas, pois se necessitar de mais material o mesmo possa ser coletado o mais rápido possível.
Pode levar um documento oficial com foto (original ou cópia autenticada) até a unidade onde realizou os exames para retirar seus resultados.
Não, desde que esteja em formol, deve ficar na temperatura ambiente.
Não há um prazo pré-estabelecido, pode ficar semanas. O ideal é que não ultrapasse 48 horas, pois se necessitar de mais material o mesmo possa ser coletado o mais rápido possível.
Se o material estiver em lâmina, tanto fixado em álcool quanto a seco, pode ficar na temperatura ambiente. Se for material líquido coletado em frasco sem informação de fixador, deve ficar na geladeira até ser entregue o laboratório. O médico que realizou o exame deve orientar sobre a necessidade ou não de refrigeração.
Amostras sem identificação, com dados incorretos sobre o paciente; Amostras com identificação duvidosa; Amostras sem fixador; Recipientes quebrados ou rachados com extravasamento de material biológico; Frasco sem material biológico; Amostras sem o pedido médico devidamente assinado e com CRM; Pedido sem amostra correspondente.

Amostras sem identificação na lâmina ou porta lâmina;

Dados de identificação incorretos;

Amostras com identificação duvidosa;

Amostras líquida sem fixador e sem refrigeração por mais de 4h;

Lâminas quebradas que não podem ser reconstituídas;

Recipientes quebrados ou rachados com extravasamento de material biológico;

Frasco sem material biológico;

Amostras sem o pedido médico devidamente assinado e com CRM;

Pedido sem amostra correspondente.

Obs: amostras líquidas com mais de 4h à temperatura ambiente ou com mais de 24h na geladeira devem ser aplicados termo.

Blocos e lâminas sem o pedido médico;

Falta do laudo de anatomopatológico;

Numeração incorreta não correlacionada com o pedido médico e/ou laudo.

Bloco sem material.

Quando a instituição de saúde não possui laboratório de Anatomia Patológica próprio, mas possui contrato que o vincula a um laboratório, para encaminhar a mostra é necessário a obtenção de um Termo de Consentimento.

O termo deve ter o consentimento do paciente para encaminhamento do material coletado para realização do exame anatomopatológico. O paciente deve ser informado sobre o destino do exame, nome do laboratório, endereço, telefone e nome do diretor técnico.

Clique aqui para BAIXAR O TERMO