Central De Atendimento: (71)3023-2222 / (71)3022-2222 / (71)98301-7133

EXAMES DE ANATOMIA PATOLÓGICA

Realize seus exames de anatomia patológica com precisão e rapidez.

Excelência em Anatomia Patológica

Corpo técnico qualificado, equipe médica especializada e os melhores equipamentos para realização de exames de anatomia patológica com precisão e rapidez.

Anatomia Patológica

Consiste na análise microscópica dos tecidos, coletados durante exames e outros procedimentos médicos, para a detecção de possíveis lesões existentes, com a finalidade de informar ao clínico a natureza, a gravidade, a extensão, a evolução e a intensidade das lesões. Colorações especiais oferecidas:

  • Alcian Blue
  • Fite-Faraco
  • Giemsa
  • Grocott
  • PAS
  • PERLS
  • Reticulina de Gomori
  • Tricrômio de Masson
  • Vermelho Congo

Citopatologia

Permite analisar ao microscópio as células recolhidas de um determinado tecido ou órgão do corpo durante exames e outros procedimentos médicos. Com o objetivo de detectar doenças em estágio inicial ou anomalia nas células.

Imunohistoquímica

Método de diagnóstico usado, principalmente, para detectar células anormais encontradas em alguns tipos de doenças, para a sua correta identificação através de amostras da biopsia.

Teste Fish

Exame citogenético que permite avaliação de alterações em sequências de material genético, facilitando o diagnóstico de mutações celulares.

FALE CONOSCO

Estamos aqui para ajudar você. Entre em contato conosco ou deixe uma mensagem.

PERGUNTAS FREQUENTES

Para a realização do atendimento você precisa de um documento oficial com foto (ex: RG, CNH), Carteira do Convênio e a solicitação médica.

Não há necessidade de marcação, para a realização do atendimento basta dirigir-se ao LabPat com documentos necessários e a amostra.
Não. A maioria é preferencialmente fixada em álcool, mas existem outros fixadores ou podem ficar ao ar livre, chamado de citologia a seco.

Sim. Os resultados podem ser retirados por terceiros, porém é necessário a apresentação do protocolo de resultado, acompanhado do documento oficial com foto do paciente e documento oficial com foto do terceiro.

O prazo normal é de 7 (sete) dias úteis, contudo em casos que requeiram aplicações de técnicas adicionais este prazo poderá ser estendido.
Não há um prazo pré-estabelecido, pode ficar semanas. O ideal é que não ultrapasse 48 horas, pois se necessitar de mais material o mesmo possa ser coletado o mais rápido possível.
Pode levar um documento oficial com foto (original ou cópia autenticada) até a unidade onde realizou os exames para retirar seus resultados.
Não, desde que esteja em formol, deve ficar na temperatura ambiente.
Não há um prazo pré-estabelecido, pode ficar semanas. O ideal é que não ultrapasse 48 horas, pois se necessitar de mais material o mesmo possa ser coletado o mais rápido possível.
Se o material estiver em lâmina, tanto fixado em álcool quanto a seco, pode ficar na temperatura ambiente. Se for material líquido coletado em frasco sem informação de fixador, deve ficar na geladeira até ser entregue o laboratório. O médico que realizou o exame deve orientar sobre a necessidade ou não de refrigeração.
Amostras sem identificação, com dados incorretos sobre o paciente; Amostras com identificação duvidosa; Amostras sem fixador; Recipientes quebrados ou rachados com extravasamento de material biológico; Frasco sem material biológico; Amostras sem o pedido médico devidamente assinado e com CRM; Pedido sem amostra correspondente.

Amostras sem identificação na lâmina ou porta lâmina;

Dados de identificação incorretos;

Amostras com identificação duvidosa;

Amostras líquida sem fixador e sem refrigeração por mais de 4h;

Lâminas quebradas que não podem ser reconstituídas;

Recipientes quebrados ou rachados com extravasamento de material biológico;

Frasco sem material biológico;

Amostras sem o pedido médico devidamente assinado e com CRM;

Pedido sem amostra correspondente.

Obs: amostras líquidas com mais de 4h à temperatura ambiente ou com mais de 24h na geladeira devem ser aplicados termo.

Blocos e lâminas sem o pedido médico;

Falta do laudo de anatomopatológico;

Numeração incorreta não correlacionada com o pedido médico e/ou laudo.

Bloco sem material.

Quando a instituição de saúde não possui laboratório de Anatomia Patológica próprio, mas possui contrato que o vincula a um laboratório, para encaminhar a mostra é necessário a obtenção de um Termo de Consentimento.

O termo deve ter o consentimento do paciente para encaminhamento do material coletado para realização do exame anatomopatológico. O paciente deve ser informado sobre o destino do exame, nome do laboratório, endereço, telefone e nome do diretor técnico.

Clique aqui para BAIXAR O TERMO 

PARCEIROS E CONVÊNIOS